Metodologia ágil é o que dá fôlego a muitos projetos, podendo facilitar a vida da pessoa desenvolvedora responsável por ele.
Neste artigo, você irá entender o conceito da metodologia ágil, os princípios que a tornam úteis para diversas aplicações e seus usos de caso mais comuns.
Então, vamos começar com a sua definição.
O que é metodologia ágil?
Metodologia ágil, também conhecida como Agile, nada mais é do que executar um conjunto de ações em menor tempo e com o máximo de qualidade. Ela possui alguns princípios chaves e são eles que nós vamos ver agora.
Princípios chaves da metodologia ágil:
Esses são os princípios que todo Software Engineer deve conhecer:
Software em funcionamento importa mais que documentação abrangente
A documentação de uma aplicação não é entregue para o cliente. Por isso, devemos priorizar uma aplicação que funciona bem 一 fazendo com que a documentação seja o mínimo necessário.
Indivíduos e interação importam mais que processos e ferramentas
Devemos sempre priorizar a experiência do usuário e a comunicação antes de priorizar processos e ferramentas complexas.
Colaboração com o cliente é mais relevante que negociação de contratos
É necessário que haja um trabalho constante e em conjunto com o cliente a fim de melhorar a tomada de decisão em um projeto. Dessa forma, você poderá reduzir drasticamente o número de refatorações (alterações) após apresentar o projeto ao cliente.
Como utilizar a metodologia ágil:
Além dos princípios que falamos a pouco, temos dois principais modos de utilizar o Agile:
1. Por meio do KanBan
O KanBan apresenta os requisitos do projeto em uma tabela com colunas como Product Backlog, Sprint Backlog, Doing, Done.
Entretanto, o Agile pode ser usado muito mais do que só nessas colunas. Por meio dele, é possível também visualizar todo o fluxo de produção de um produto ou projeto.
2. Por meio do Scrum
O Scrum é um framework dividido em sprints, ou seja, pequenos períodos com entregas menores.
Em muitos projetos, ocorrem reuniões diárias de 15 a 20 minutos para alinhar o andamento dessas tarefas, as quais são chamadas de Daily 一 e onde podemos aplicar a metodologia ágil.
Crie o seu próprio Ifood na sua primeira experiência com promagração
A Driven criou um minicurso gratuito para te ajudar a dar os seus primeiros passos em programação. Com ele, você vai aprender coisas muito além do código fonte, sendo capaz de criar um site delivery do zero, mesmo sem experiência com programação.
Essa é a oportunidade de entrar no mercado de tecnologia aprendendo por meio de uma didática simples, aprendendo conceitos básicos para progredir na carreira como Dev e criando o primeiro projeto do seu portfólio.
Nesse conteúdo imersivo, você vai aprender:
- A subir uma página web usando HTML;
- Estilizar essa página usando CSS;
- E tornar o site interativo com JavaScript.
Para acessar o minicurso, basta clicar no botão abaixo:
Aproveite as aulas do minicurso e nos vemos no próximo artigo!